O grupo musical RBD sem dúvida surpreendeu os próprios integrantes e os estranhos devido ao sucesso colhido desde que se tornou conhecido em 2004. Esta banda surgiu inicialmente com a idéia de promover os personagens que interpretavam na telenovela, Rebelde, produção de Pedro Damián.
No entanto, o projeto ultrapassou à até mesmo a telenovela, de tal modo que seu produtor decidiu considerá-lo como algo independente do conceito da novela, dando resultados magníficos já que hoje em dia, cinco anos após iniciasse, o sonho está próximo do término devido aos múltiplos compromissos individuais que seus integrantes: Anahí, Dulce, Maite, Alfonso, Christopher e Christian, têm para este 2009.
Quando foi publicada a notícia da sua separação, seus milhares de fãs ao redor do mundo se comoveram, tão intensamente que inclusive se comentava de suicídios entre as jovens admiradoras, principalmente nos países onde são muito populares e, para surpresa de muitos, não são falantes da língua “hispana”, como o Brasil e a Eslovênia.
Rebelde foi uma telenovela produzida por Pedro Damián e originalmente transmitida de 4 de outubro de 2004 a 2 de junho de 2006. Foi uma adaptação da novela argentina Rebelde Way, mesmo que a história original tenha sido modificada e precisamente um dos pontos que marcaram seu sucesso foi à formação da banda RBD. A produção da série deu a idéia do grupo musical para promover tanto os personagens como à novela em si, e o projeto rapidamente ultrapassou em êxito à telenovela.
A banda estreou em 2004 com seu primeiro disco, intitulado “Rebelde”. Os principais compositores deste projeto foram “DJ Kafka” e “Max di Carlo”. Seus singles foram “Rebelde”, “Sólo Quédate en Silencio” e “Sálvame”, os quais chegaram à posição número 1 das paradas no México. No dia 8 de dezembro de 2005, RBD lançou sua versão em português de “Rebelde” no Brasil.
Em julho de 2005 o grupo lançou seu primeiro CD e DVD ao vivo, denominado “Tour Generación RBD”, e logo após “Nuestro Amor”, que estreou em número 1 no México e ganhou um disco de platina por mais de 160 mil cópias vendidas em apenas sete horas. Nos Estados Unidos o álbum encabeçou os “Billboard Top Latin Albums” por três semanas não consecutivas, e conseguiu chegar ao número 88 dos “Billboard 200”. Em 2006 lançou seu segundo álbum em português, chamado de “Nosso Amor”. Ao finalizar a telenovela “Rebelde”, no dia 2 de junho, surgiu a notícia que o grupo ia começar a trabalhar no seu primeiro filme e também no seu primeiro disco em inglês.
Escândalos por trás deles
Em novembro de 2006 lançaram sua terceira produção, nomeada de “Celestial”, e como primeiro single escolheram “Ser o Parecer”. Assim, RBD se tornou cada vez mais forte e, obviamente, os escândalos não demoraram, pois em 2007 Christian Chávez admitiu que era homossexual, depois que umas fotos foram publicadas na internet.
Em 2008, com os ânimos mais frios depois das declarações de Chávez, a banda lança com força “Empezar desde Cero”, o qual obteve o sucesso esperado. No entanto, devido aos múltiplos compromissos de cada membro da banda, os boatos de uma separação a cada dia eram mais evidentes e no dia 15 de agosto de 2008 anunciaram a separação oficial do RBD para 2009. Em resposta, os fãs reagiram promovendo marchas contra a separação, apesar de que a banda contava com todo tipo de propaganda, pois é preciso lembrar que até a famosa boneca Barbie lançou uma edição especial das garotas do RBD, além de uma linha de cosméticos.
Enfrentando Obstáculos
O “Tour Generación RBD” foi certificado como o quarto mais vendido no México, atrás de “The Cure, Britney Spears” e os “Backstreet Boys”. RBD é conhecido e promovido em toda hispano-américa, o Brasil, Estados Unidos e em mais países da Europa, porque além da Espanha e Romênia (principais países da Europa), também estiveram na Eslovênia, na Sérvia e na Bulgária. Na Ásia, principalmente em países como Israel e o Japão; e o continente africano, na África Do Sul e na Guiné Equatorial (em Angola se transmitiu a série). Mas há muitas cidades de outros países do mundo onde RBD também possui seguidores, entre elas, Tóquio, Paris, Londres e Melabo.
Em dezembro do ano passado o RBD se despediu dos palcos na Espanha, mas agora, de acordo com as exigências de seus fãs, a banda lançará sua última produção mais ou menos pelo mês de fevereiro, a qual levará o nome de “Después de Todo”, juntamente com uma série de shows para despedir-se de seus fãs astecas. Isto, depois que a banda comovesse seus seguidores ao anunciar sua desintegração depois da gravação de um novo disco e uma gira de despedida, já que Anahí, Maite, Dulce María, Poncho, Christian e Christopher defenderam sua necessidade de fazer suas carreiras artísticas de forma independente.
» Fonte: Oem.com.mx (elsoldelbajio) / AlfonsoHerreraRodriguez.com / bestof-rbd.blogspot.com
Leave a Reply